contato@palinialves.com.br 55 (19) 3661.9600
MenuClose
NOTÍCIAS / RELEASES

MANEJO DA LAVOURA CAFEEIRA: PALINIALVES LANÇA PODADORA DECOTADORA E PODADORA LATERAL

voltar22.08.2019

Com o fim da época de colheita, o cafeicultor começa a se preocupar com o novo ciclo de produção que se inicia.  Dentre as importantes técnicas de manejo da lavoura que são indicadas para esta época do ano, está a poda do cafeeiro. As principais técnicas de poda usadas pelos cafeicultores são a recepa, o decote e o esqueletamento.

A recomendação da poda varia de situação para situação, de forma geral, são duas possibilidades: (1) melhorar o ambiente da lavoura e arquitetura das plantas; ou (2) como estratégia de manejo, para programar a produção na fazenda como um todo.

 

As vantagens da poda no cafeeiro trazem vários benefícios, dentre elas maior aeração e ventilação; o aumento de ramos produtivos; a melhora no equilíbrio entre parte área e sistema radicular; elimina o excesso de hastes ou plantas; facilita as operações da mecanização do manejo da lavoura; e reduz a altura das plantas para facilitar a colheita.

Os lançamentos Palinialves atendem esta demanda por tecnologia na área da poda. A Podadora lateral esqueletadora Palinialves, modelo PA-Podadora/L foi desenvolvida para efetuar podas de cafezais em geral, contendo duas serras circulares de 650 mm. A podadora de disco permite a realização de poda leve e da poda pesada. Os discos são de aço carbono, originais de podadora, garantindo grande qualidade e resistência.

O diferencial da PA-Podadora/L da Palinialves está no seu funcionamento, o acionamento do disco é pela tomada de força, em torno de 2000 rpm. O acionamento do braço de corte giratório é feito pelo sistema hidráulico, com 70 a 80 giros por minuto, o que permite controlar a velocidade da poda, possibilitando maior rendimento.  O pistão hidráulico, que fica atrás do braço giratório, determina o ângulo de poda.

O outro lançamento é a Podadora decotadora Palinialves, modelo PA-Podadora/T, com o objetivo de realizar o decote e a recepa do café. A PA-Podadora/T possui uma serra circular de 790 mm, que permite efetuar poda das lavouras cafeeiras em geral.

A PA-Podadora/T possui opções de regulagem de altura, com altura máxima de 2,80m para decote, e mínima de 40cm, para recepa renovação da lavoura. A regulagem é feita pela catraca com cabo de aço na torre e o acionamento do disco através da tomada de potência do trator, com 540 rpm. O corte é angulado, em bisel, para evitar apodrecimento do caule da planta.

Estes lançamentos ampliam ainda mais a linha de soluções tecnológicas da Palinialves para a cafeicultura. É o compromisso da empresa, desde sua fundação, há 40 anos.